terça-feira, 11 de junho de 2013

O que fazer com os lotes vagos na cidade?

Mapa interativo do "Possible City"

Lotes vagos e os vazios urbanos representam um grande problema e ao mesmo tempo, podem ser uma oportunidade às cidades. Terrenos desocupados em área urbanizada são um desperdício de recursos mas que também podem ser aproveitados como espaços de adaptação ao atender às novas demandas da cidade.

Tornar pública e disponível à qualquer cidadão a localização dos lotes vagos na cidade, traz ao menos duas oportunidades. A primeira: os habitantes poderão fiscalizar e pressionar a prefeitura para que construa os prédios públicos: creches, postos de saúde, unidades habitacionais etc. em um lote vago bem localizado; e a segunda: pessoas interessadas em construir poderão facilmente identificar os lotes disponíveis para compra, o que poderá fazer com que lotes bem localizados sejam utilizados mais rapidamente.

O projeto "Possible City" criado pelo americano Douglas Meehan, disponibiliza a informação dos lotes vagos na cidade de Filadélfia, EUA, em um mapa interativo, onde os azuis são os lotes particulares e os amarelos, públicos. O projeto ainda está em desenvolvimento e a intenção é que ele se torne uma plataforma para que habitantes junto com a administração pública possam pensar na melhor maneira de aproveitar esses espaços.

Para acessar o mapa interativo:
http://migre.me/eDcWE

Nenhum comentário:

Postar um comentário