sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto na Suíça visa aumentar segurança para prostituição

Em uma área calma numa zona industrial de Zurique na Suíça, foi finalizado o projeto de um complexo onde prostitutas poderão trabalhar, acompanhado de uma nova política pública para tornar a prostituição mais segura. As mulheres terão pontos específicos onde esperar os clientes que os levarão em seguida para cabines. Ambos os pontos possuem alarmes que poderão ser acionados caso a mulher se sinta ameaçada.

O lugar pretende dar a essas mulheres a proteção que faltava. De acordo o advogado Valentin Landmann, o projeto permite que as prostitutas deixem de ser levadas para lixões e estacionamentos escuros e não fiquem à mercê dos clientes. A partir da inauguração do projeto, as prostitutas não poderão mais ser pegas em qualquer lugar da cidade e poderão trabalhar somente no complexo onde haverá também guardas para as protegerem. Até então, apesar de a indústria do sexo ser legal na Suíça, essas mulheres, que em maior parte vêm do leste europeu em situação de pobreza e vulnerabilidade, corriam riscos desamparadas pelas ruas da cidade.

As cabines sinalizadas com iluminação. BBC 
Segundo a reportagem do Opera Mundi:
"Os clientes não precisam se preocupar com a questão da privacidade, pois não haverá presença de câmeras de segurança, Já as prostitutas terão de trabalhar com um registro da prefeitura e das autoridades sanitárias, além de pagar uma pequena taxa – mas terão garantias como policiamento local efetivo, um botão automático para acionar qualquer emergência e a presença de assistentes sociais treinados."
Os objetivos principais dessa medida é assegurar a segurança das prostitutas, diminuir os transtornos causados pela atividade na rua, diminuir problemas de segurança, higiene pública e a proximidade com tráfico de drogas.

Moradores acompanharam o dia de inauguração das cabines.  Agência Efe

Para saber mais:

Zurique constrói complexo para prostitutas

Cidade suíça inaugura "drive-in" para aumentar segurança de prostitutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário