Ilustração do projeto do calçadão na área da Cinelândia. Divulgação/SMO |
O calçadão se estenderá da avenida Presidente Wilson até a avenida Nilo Peçanha passando pela Câmara dos Vereadores, Teatro Municipal, Museu Nacional de Belas Artes e Biblioteca Nacional.
No calçadão o tráfego de veículos será restrito ao abastecimento dos estabelecimentos comerciais, aos prédios com garagem e aos veículos de emergência. Segundo notícia do Globo:
"Pelo projeto, a esplanada da Rio Branco teria piso de granito serrado, nas cores branca, cinza e vermelha. Junto aos edifícios históricos, a pavimentação de pedra portuguesa seria mantida. Estão previstas palmeiras para arborizar a área, que ganharia ainda bicicletários de aço inoxidável e vidro temperado e uma iluminação especial, para realçar as construções históricas, o mobiliário e a vegetação."A opinião do presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães em entrevista ao Globo é de que " O trecho escolhido não alimenta uma circulação de pessoas como no restante da avenida, onde existem prédios comerciais. Há que se discutir se essa esplanada não ficaria ociosa."
Para saber mais:
Notícia publicada no site da Prefeitura do Rio
http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=3821705
Notícia publicada no Piniweb
http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/licitacao-da-reurbanizacao-da-avenida-rio-branco-no-rio-de-288732-1.asp
Notícia publicada no Globo
http://oglobo.globo.com/rio/reurbanizacao-da-avenida-rio-branco-comeca-em-setembro-8370382
Notícia publicada no Jornal do Brasil
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/05/13/avenida-rio-branco-sera-transformada-em-grande-parque-urbano/
Nenhum comentário:
Postar um comentário