Trabalhadores instalando os painéis de vidro. Avener Prado/Folhapress |
Se nos lembrarmos que originalmente, quando não havia água encanada em todas as casas, as fontes eram de fato utilizadas pelas pessoas para se abastecerem de água potável e lavarem roupas, o que era feito no meio de espaços públicos e que as tornavam lugares de encontro, impedir que as pessoas se banhem ou lavem as roupas nos chafarizes é um contrassenso.
A fonte também conhecida pelas lagostas de bronze que a decoram foi instalada na região da Praça da República o que segundo Donadio, "no local onde está o monumento, em plena cracolândia, colocar uma lagosta de bronze é pedir para haver vandalismo." Seguindo essa lógica, então seria melhor colocar a fonte em um shopping ou em bairros de elite já que as pessoas que os frequentam não praticam o vandalismo.
Outro problema identificado pelo responsável pelo restauro, é que "As pessoas que estão morando nas ruas não fazem xixi nas árvores, eles querem fazer nos monumentos. As marcas de ureia não saem." Quanto à preferência do local onde fazer xixi, se em árvores ou em monumentos, é difícil opinar já que para quem mora na rua ou seja não tem casa nem banheiro e praticamente não existem sanitários públicos nas cidades, não existe muita opção. Será que parte do dinheiro usado na reforma não poderia ser usada para construir banheiros públicos?
Após a reforma, as duas características que identificam o chafariz não existem mais. A fonte não cumpre mais seu papel de possibilitar o contato da água com as pessoas, em um país tropical, já que está cercada por vidros e as lagostas não são mais de bronze, são de resina plástica. Mas para quem está acostumado a viver as cidades por trás dos vidros dos carros não faz muita diferença se a lagosta é de metal ou plástico ou se água da fonte serve para alguma coisa.
Para saber mais:
Notícia na Folha de S. Paulo
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1246629-fonte-ganha-aquario-para-nao-ser-mais-usada-como-banheiro.shtml
Análise de Fernando Serapião
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1246631-analise-envidracar-monumento-revela-panico-do-poder-publico.shtml
Notícia no Estado de S. Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,protegida-por-vidro-fonte-sera-reaberta-no-centro-de-sp,1027735,0.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário