Apple Store na frente do prédio da General Motors, em Nova York. Reuters |
Em 1983, quase a metade dos adolescentes de 16 anos tinha carteira de habilitação, em 2010 este número caiu para 28%, segundo pesquisa da Universidade de Michigan.
Além do desinteresse em tirar a licença de motorista, houve também uma queda na venda de carros entre americanos de 18 a 34 anos. Em abril de 2007, 17% dos carros foram comprados por esta faixa etária, enquanto que em 2012 foi apenas 11%.
Os motivos apontados são vários, desde a recessão da economia norte-americana até mudanças de comportamento. Segundo reportagem da agência de notícias Associeted Press, 53% dos americanos recém formados ou estão desempregados ou subempregados. Está mais difícil e caro conseguir a carteira de habilitação e os jovens estão fazendo as compras pela internet ou preferem investir seu dinheiro em computadores e celulares.
Essa tendência, que também foi observado no Japão, pode ter várias consequências para o urbanismo. As pessoas poderão se interessar em andar mais a pé, usar bicicleta, transporte coletivo ou até mesmo alugar um carro, ao invés de tê-lo.
Para saber mais:
Matéria traduzida pelo Estado de S. Paulo.
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,com-internet-quem-precisa-de-carro-,1014918,0.htm
Matéria original em Inglês
http://articles.latimes.com/2013/mar/15/autos/la-fi-hy-autos-teen-driver-20130316-1
Priemiera matéria publicada
http://www.bloomberg.com/news/2012-08-07/gen-y-eschewing-v-8-for-4g-threatens-auto-demand-cars.html
Matéria derivada da primeira
http://www.theatlantic.com/business/archive/2012/08/why-are-young-people-ditching-cars-for-smartphones/260801/
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