segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Subúrbio Operário Inglês

 Edith Avenue in Moss Side, Manchesterphotos, CC-BY-SA 3.0 
Inaugurando a série sobre Tipologia Urbana, o artigo de hoje é sobre o Subúrbio Operário Inglês, que abriga um quarto da população britânica [1] e é um dos mais representativos tipos urbanos do Reino Unido.

O Subúrbio Operário Inglês é caracterizado pelas terraced houses (fileiras de sobrados geminados),  que diferentemente dos edifícios residenciais, não têm unidades habitacionais acima nem abaixo.

As fileiras se estendem longitudinalmente pelo quarteirão com unidades habitacionais com planta espelhada dividindo duas ou três paredes com outras unidades. O objetivo é alcançar uma grande densidade.

Over London by Rail, Gustave Doré, 1872, The British Library, DP  
As terraced houses possuem dois sub-tipos: o aristocrático ou Georgiano, surgido no século XVII, geralmente estão nos bairros centrais, têm três ou mais pavimentos e ornamentação e paisagismo; e o operário ou Vitoriano, surgido no século XIX, geralmente localizado nos subúrbios, dois pavimentos e sem ornamentação ou vegetação.

As terraced houses operárias começaram a ser construídas no auge da Revolução Industrial da Inglaterra, para abrigar os trabalhadores da indústria, muitos deles vindo da zona rural.

Dentro do sub-tipo operário, a primeira variação a se originar é o back-to-back que em uma tradução literal do inglês significa "costas à costas". As unidades habitacionais, geralmente muito pequenas, além dividirem as paredes laterais, dividem também as do fundo. Deste modo as janelas estão voltadas apenas para a rua ou pátio e não há ventilação cruzada pela casa.
Back-to-back court in Birmingham, Clem Rutter, CC-BY-SA 3.0 
Os blocos de casas back-to-back podem ser isolados como pequenos quarteirões rodeado por ruas, ou em casos de grandes quarteirões, os blocos na margem formando um pátio. Uma disposição comum das back-to-back são as one-up one-down, um cômodo em cima e um cômodo em baixo, como exemplificado na imagem acima.

A partir de 1875 [2], as terraced houses back-to-back passaram a ser alvo de regulações, que estipulavam larguras mínimas para as ruas e a variante regulamentada passou a se chamar byelaw terraced houses.

A variação preponderante das byelaw terraced houses foram as through terraces. Diferentemente das back-to-back, as casas só dividem as paredes laterais e portanto as casas tem aberturas tanto na frente quanto nos fundos, além de terem um pequeno quintal que dá acesso à viela que atravessa o quarteirão.

Um tipo comum entre as through terraces são as two-up two-down (dois em cima e dois em baixo) se referindo ao número de cômodos no primeiro e no segundo pavimento. No térreo estão a sala e a cozinha enquanto que no andar de cima os dois quartos.

Liverpool's Old Terraced Housing, Skyworks, © 
Após a segunda guerra mundial, as terraced house passaram a ser questionadas e demolidas para darem lugar aos prédios residenciais. Mas apesar da estigmatização, as terraced houses continuam a ser bastante procuradas. Segundo relatório [3] o custo da manutenção por pelo menos 30 anos de uma terraced house vitoriana padrão é cerca de 60% menor do que construir e manter uma casa mais nova.


Referências

[1] UK in a Street
[2] Public Health Act 1875
[3] Low Demand Housing and the Historic Environment

Nenhum comentário:

Postar um comentário